A exposição “mis piedras — sergio camargo” apresentada pelo Instituto de Arte Contemporânea traz ao público uma seleção de imagens fotográficas, estudos em papel (desenhos) e em gesso (esculturas), além de recortes de jornal que apresentam o artista Sergio Camargo em seus ateliês.

Ao longo de sua vida, Sergio teve ateliês no Rio de Janeiro, em Paris e em Massa na Itália, cidades onde morou. Os ateliês hospedaram suas ‘pedras’, suas pesquisas e inquietações conceituais e pragmáticas. Nestes espaços ele mantinha o contato com a matéria-prima de suas esculturas e mantinha um processo de reflexão sobre sua produção.

Sergio Camargo tinha formação em filosofia pela Universidade de Sorbonne e sociologia da arte pela École Pratique des Hautes Études. A presente mostra traz um aspecto profundamente humano do artista na sua relação com a arte centrada na prática do ateliê.

Com curadoria do artista Carlos Nunes e de Marilucia Bottallo, museóloga e diretora técnica do IAC, a exposição é um desdobramento da exposição virtual de mesmo nome em cartaz na plataforma Art Curator Grid. Ambas nascem de uma reflexão derivada do livro homônimo publicado pelo IAC em 2020, a partir do material do arquivo pessoal de Sergio Camargo ali depositado.

 

 

Sergio Camargo
Sem título, s/d
escultura em gesso
52 x 55 x 20 cm
Fundo Sergio Camargo,
Instituto de Arte Contemporânea
nº de ordem: 20083